Você já leu sobre a disputa entre Android e iPhone: um sistema aberto versus um fechado. Google permite que seus usuários mexam extensivamente permitindo a personalização completa do seu software, enquanto a Apple controla a experiência do usuário através da criação de parâmetros e normas que limitam a flexibilidade do iPhone. Por exemplo, um aplicativo do iPhone não pode ser programado para fechar outro app.
“Qualquer produto que precisa de um manual para o trabalho está quebrado.”
– Elon Musk
Embora ambas as empresas poderiam argumentar que sua abordagem é melhor, eles possuem produtos que fazem declarações diferentes sobre o princípio da intuição imediata.
- O Google diz: “Fizemos um produto que poderia ser mais intuitivo e nós queremos que você nos ajude a melhorar isso. Divirta-se! “
- A Apple reivindica: ” Fizemos um produto do qual não há alternativa racional. Aprecie!”
Para se ter uma ideia, em 2014, as plataformas da Google e da Apple foram responsáveis por 96,3% das vendas de todos os smartphones no mundo, de acordo com um recente relatório divulgado pela empresa de pesquisas IDC.
Apenas o Android foi responsável por 81,5% das vendas no último ano, o que representa um aumento de 2,8% em relação a 2013, quando a plataforma atingiu a marca de 78,7% do mercado de dispositivos móveis.
Nesta disputa destaca-se, o que é intuitivo para mim pode não ser intuitivo para você.
Então lembre-se que ao projetar para a intuição, se coloque no lugar do seu público alvo.
EXEMPLO DE PRODUTO: O CUBBY MATERIOUS
Depois da troca de e-mails por um tempo, dois professores de design se apaixonaram. Stephanie e Bruce Tharp tinham em comum a mesma paixão: um bom design. A história deles levou-os a abrirem o Materious, o estúdio de design independente que produz produtos interessantes, incluindo o Cubby.
O Cubby é um sistema de gancho e armazenamento de unidade inovador e premiado que pode ser instalado em qualquer lugar. O diâmetro grande redondo preserva a gola do seu casaco e armazena itens como óculos de sol, um telefone, uma carteira e luvas.
O quão é intuitivo o Cubby?
- Você não precisa de um manual de instruções.
- Qualquer criança saberia o que fazer com ele.
- Não requer esforço mental.
O Cubby cumpri todos esses critérios brilhantemente.
Analise o seu produto contra o princípio da intuição imediata usando as seguintes perguntas:
- Como posso reduzir o esforço mental em sua utilização?
- Quanto tempo alguém levaria para compreendê-lo totalmente?
- De que forma ele pode ser mais intuitivo?