A Apple descobriu o que é crítico não é necessariamente o produto em si, mas sim a metodologia que se aplica por trás para dar vida a uma ideia. Em outras palavras, qualquer pessoa pode ter sorte e fazer um bom produto, mas a metodologia pode produzir gerações de grandes produtos.

“O que eu amo sobre processo criativo e pode parecer ingênuo, é que se um dia não fizer a mínima ideia ou sem solução, no dia seguinte a ideia pode aparecer. Eu incrivelmente procuro de fato a experiência marcante.”
 Jonathan Ive

O Wall Street Journal publicou um artigo, “ Após a maravilha de um sucesso“, contando as histórias de quatro produtos que seguiram um padrão semelhante. Uma pessoa teve uma ideia, executa, experimenta um crescimento rápido e faz milhões em vendas. Em seguida as vendas caem e a pessoa lança mais um produto razoavelmente ou péssimo.

Isso acontece porque as maravilhas de um sucesso não resultam da metodologia mas pela única ideia de alguém.

EXEMPLO: Silly Bandz

O empreendedor Robert Croak tinha uma tonelada de ideias e trabalhou duro por elas há anos mas nenhuma delas andou. Um dia em 2006, ele foi visitar uma mostra de comércio chinês e viu uma forma de elásticos feitos por um designer japonês. Uma luz no fim do túnel surgiu e sua empresa sediada em Ohio Brainchild de produtos começou a fabricar pulseiras de silicone mais grossas com mais detalhes com uma variedade infinita de formas para as crianças, chamou-os Silly Bandz.

sillybandz

Silly Bandz

O negócio decolou. Croak encontrou um produto em grande demanda vendendo um milhão de pacotes por semana durante os períodos de pico em 2008. Então no verão de 2010, as vendas caíram e rápido. Google Trends ilustra a queda repentina e os juros subir.

sillybandzgrafico

“Silly Bandz” no Google Trends

Croak olhou para trás sobre sua experiência com Silly Bandz em 2011:

“Nossas vendas nos Estados Unidos começaram a diminuir durante o verão de 2010. A mania nos Estados Unidos acabou e isso não afetou a todos. É por isso que estamos tão dispostos sobre a criação de novos produtos para a marca. Uma vez que você teve um grande sucesso parece que as pessoas estão dispostas a lhe dar mais chances, porque elas acham que talvez você tenha sorte duas vezes”.

Este é o oposto de um processo criativo. Um processo criativo procura eliminar a “oportunidade” e “sorte” por trás de um grande produto e substituí-lo com uma metodologia de entrega de valor e design de forma consistente ao longo do tempo.

Analise como é repetível sua metodologia com estas perguntas:

  • A ideia surgiu de uma pessoa ou de um grupo de pessoas?
  • Será que o produto continua a satisfazer uma necessidade entre três a cinco anos a partir de agora?
  • É o produto multi-geracional?

Em vez de ranquear o Silly Bandz contra o princípio metodologia repetível, vamos executá-lo através de todo o nosso teste de design de produto.

Silly Bandz e o Teste de Design de Produto

1 – É irredutivelmente simples?

Porque é feito de um único material, ela cumpre seu objetivo de moda focada na criança. E tem diversão formas reconhecíveis que se estendem e fazer as pessoas se sentir boba, classificação 9 entre 0 a 10.

2 – É imediatamente intuitiva?

Porque uma criança poderia descobrir isso sem instruções e a coisa mais lógica é a de usá-lo como uma pulseira, classificação 9 entre 0 a 10 para intuição imediata.

3 – Existe valor oculto?

Não há nenhuma surpresa ou valor oculto neste produto. O que você vê é o que você recebe. Pelo contrário na verdade: Silly Bandz eventualmente encontrado para cortar a circulação de crianças em certas circunstancias e outras atividades julgando a distração nas escolas, classificação 2 entre 0 a 10.

4 -É inovador e acessível?

A mania não se torna modismos a menos que eles sejam acessíveis e fáceis de usar. Silly Bandz fez um excelente trabalho de sedução e de inovar na indústria da pulseira.
No entanto teve curta duração de maneira positiva para mudar o  mundo, classificação 3,5 entre 0 a 10.

5 – A forma e cor coincidem com o propósito?

As cores brilhantes e atraentes de formas familiares com um bom desempenho, classificação 8 entre 0 a 10.

6 – É a metodologia repetível?

A empresa passava despercebida e então criou esta maravilha que fez sucesso por 12 meses e em seguida desapareceu novamente, classificação 2 entre 0 a 10.

Um produto brilhante vai marcar entre 50 e 60 pontos. Um produto fraco vai marcar entre um 20 e 40. Um produto abaixo de 20 é melhor deixar de lado. A pontuação do Silly Bandz é 33,5 considerando um produto fraco.

Lembre-se que o ranking é subjetivo, tenha profissionais/consumidores imparciais para ranquear o seu produto de acordo com os princípios.