É absolutamente crítico que forma e cor para uma finalidade específica com o propósito de um produto. Todos os produtos entre livros, copos, aplicativos, roupas têm uma forma e um cor para uma finalidade específica. Por exemplo, ao longo das gerações do iPhone as mudanças mais visíveis foram em forma e cor , tamanhos maiores, novas cores, bordas arredondadas. O iPhone 6 foi lançado com apenas três cores: ouro, prata e cinza espacial.

“O mundo está repleto de objetos arcaicos. Caixas de correio que se parecem com caixas de alarme, bancos que parecem lugares para sair ao contrário de lugares para entrar”

Raymond Loewy

 

Porque essas cores? Porque elas expressam a finalidade do produto. Se o tom do ouro ou prata foram um insight mais profundo, a cor teria transmitido “brilho e glamour” em vez de “inteligência e poder.” Se você remover o “espacial” de “cinza espacial”, a cor transmitiria “sem brilho” em vez de “inovador”. Um produto útil pode ser arruinado por forma desalinhada e cores. Fazer tudo certo é muito importante.

EXEMPLO: BUD LIGHT LIME

Não é preciso muito para ver que Bud Light Lime é diferente da Bud Light. Mas a Anheuser-Busch não reflete essa diferença significativa na forma da garrafa Bud Light Lime.

Bud Light e Bud Light Lime não deveria ter a mesma garrafa. De uma perspectiva de design este foi um erro. Usando a mesma garrafa para abrigar diferentes produtos diminui a nova marca e poderia até acabar com as vendas. Em 2015 em uma jogada de mestre, a Anheuser-Busch lançou uma nova garrafa para Bud Light Lime.

budLime

2015 a garrafa de Bud Light Lime.

Após o redesign da garrafa, alguns ponto a observar:

  • A garrafa foi torcida, tem a impressão ao olhar em um corpo torcido, combinando o slogan da marca “É impressionante o que pode fazer um pequeno limão”.
  • Eles removeram o foco no corpo da embalagem para colocar o foco na praia, um liquido brilhante na cor dourada.
  • O formato da garrafa é atraentemente assimétrico e ainda encaixa perfeitamente na mão.

Os designers que projetaram esta nova garrafa verdadeiramente entenderam o briefing e o propósito desta bebida e trabalharam a garrafa para refletir isso.

Pensando como um designer de produto, como você escolheu a melhor forma e as cores para o seu produto? Faça a si mesmo estas perguntas:

  • Você já pesquisou as emoções por trás das cores que você escolheu?
  • O que as curvas, linhas, ângulos, dimensões e texturas dizem sobre o produto?
  • A cor e forma estão de acordo com o propósito de seu produto?

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