Loudcloud foi um dos primeiros fornecedores a falar sobre a computação em nuvem e software as a service(SaaS) e as pessoas não compraram. O Palm Pilot foi um avanço no mercado de assistentes pessoais digitais, mas a Palm não inovou o suficiente para se sustentar. Já o Instagram por outro lado, lindamente reduziu a experiência social de visualização de fotos.

“O design não deve dominar os produtos e as pessoas. Ele deve ajudar as pessoas. ”
Ram Dieter

São histórias que demonstram para que uma inovação seja bem sucedida, ela deve ser acessível e inovador. O produto da Loudcloud eram muito revolucionário e isso assustou ou confundiu as pessoas. O Palm Pilot tornou-se mundial aonde todos que se julgavam modernos tinham que ter um palmtop porém era chato de usar. O Instagram era acessível entrando bem no meio da escala chato- disruptivo.

inovacaoPiramide

O sucesso é um equilíbrio entre chato (nada de novo) e assutador.

EXEMPLO: FRASCO COM UMA ROTAÇÃO

A maioria das pessoas ama a manteiga de amendoim. Em 2014, a Statista estudou o consumo de manteiga de amendoim em domicílios norte-americanos e descobriu que cerca de 91% dos americanos consomem. O frasco de manteiga de amendoim é familiar a todos os americanos: Retiro a tampa, mergulho uma faca e espalhá-lo suavemente no pão. (FIY: 80% dos americanos preferem cremosa).

Dê a sua opinião, o que acontece quando alguém tenta inovar no frasco de manteiga de amendoim?

 

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Frasco com rotação

Frasco com rotação é um pote de manteiga de amendoim com a patente pendente. A sua rotação e função de fundo são semelhantes ao de um rollon de desodorizante levando o conteúdo até o topo para facilitar a utilização. Será que o frasco com rotação estabelece o equilíbrio entre o chato e o disruptivo?

Pode ser muito cedo para dizer, mas aqui estão as previsões:

  • Grande preocupação com a funcionalidade, com a forma simples e intuitiva as rotações são ajustadas para diversos tamanhos e o lagniappe é incrementado.
  • A aparência é terrível, parece um recipiente biomédico e no entanto, a segunda iteração parece muito melhor.
  • O logotipo (ver abaixo) é muito literal, e a tipografia é simples. Ele não transmite a emoção ou a força do produto.

O tamanho, a forma e tampa lembram o pote do Peter Pan com manteiga de amendoim . Isto constrói a credibilidade através de familiaridade.

frascoComRotacaoLogo

Logo do Frasco com rotação

O princípio do projeto com base na inovação acessível, o frasco com rotação teria uns ajustes a serem feitos. O conceito é brilhante, mas são necessárias inovações rápidas se a ideia é ver uma parte considerável dos 90% de consumidores do EUA usando a manteiga de amendoim.

Para avaliar o produto contra o princípio da inovação acessível, pergunte-se:

  • O que diferencia seu produto dos outros concorrentes semelhantes?
  • Quando você contar as pessoas sobre, eles entenderiam imediatamente?
  • Os clientes estão familiarizado com pelo menos alguns elementos do seu produto?